São conhecidos poucos registros escritos tratando dos Eslavos dos séculos antes da cristianização. Entre outras fontes é comum se apelar para o controverso Livro de Veles é um texto sagrado dessa religião. O Saxo Grammaticus é outra fonte de autenticidade disputada. O Chronicon Slavorum por Helmold é em geral aceito como uma fonte genuína, tratando de cultura Eslava do primeiro milênio depois de Cristo, mas dele só se tem poucos fragmentos na. Apesar disso, nos escapa quem detinha o poder sacerdotal na religião eslava, ou mesmo a cosmologia desse povo.
Outras fontes usadas são os épicos dos povos eslavos (bogatyrs) preservados quando a cristianização com a transformação de seus protagonistas em virtuosos heróis cristãos, mas sem retirar dos épicos a existência de mágica ou de certas entidades fantásticas.
A grande fonte da antiga religião eslava é, portanto, o imaginário e o folclore desse povo, como retratou magistralmente Bran Stoker em seu célebre Drácula: Vampiros, Lobisomens, bruxas e espíritos. Esses conceitos subsistiram mesmo depois da cristianização dos Eslavos em sua cultura. Uma outra maneira de estudar a mitologia eslava é observar os grandes arquétipos herdados por eles de sua herança indo-européia.
Assim é com o deus do céu, e com a existência de Deuses pares, um representando o bem e o outro o mal.
Fonte.: http://www.templodoconhecimento.com/
Vocês não devem esquecer de colocar fotos ou vídeos sobre os itens pesquisados. Lembrando que sempre deve-se fazer um texto breve, feito por vocês mesmos e colocando a fonte.
ResponderExcluirPROF. GILBERTO.